Projeto ‘’Jovens em Comunicação’’ realiza atividades formativas para mais de 30 jovens no Bico do Papagaio, Tocantins

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Em sua terceira edição, ação beneficia filhos e filhas de agricultores de comunidades rurais de dez munícipios da região

Primeiro Módulo formativo da terceira turma do grupo Jovens em Comunicação. Assentamento Ouro Verde. Araguatins, TO.

Quando pensamos em jovens que vivem nas áreas rurais do Brasil, imaginamos que tipos de ferramentas em suas mãos? Enxadas, rastelos, pás, ou smartphones e câmeras fotográficas? Como a identidade cultural desse público juvenil pode ser compreendida, respeitada e preservada? Quais são as demandas das juventudes rurais brasileiras hoje em nossa sociedade?
Essas questões podem ser refletidas a partir da experiência do Projeto Social ‘’Jovens em Comunicação’’, concebido pela Organização Não Governamental APA-TO – Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins e executado em parceria com as entidades e sindicatos da Rede Bico Agroecológico. Atualmente em sua terceira turma, a iniciativa conta com a participação de mais de 50 integrantes, entre cursistas iniciantes e jovens que já realizaram o itinerário formativo básico do projeto.
Fazendo uso de uma metodologia educomunicativa, a ação beneficia jovens, homens e mulheres, de faixa-etária entre 15 e 32 anos, que residem em comunidades rurais e tradicionais do Bico do Papagaio, região do extremo norte do estado do Tocantins. Realizado desde 2015, o projeto tem como objetivo contribuir para a formação humana e cidadã dos seus participantes por meio de práticas da comunicação comunitária e da agroecologia, visando preservar as identidades culturais de seus públicos e melhorar as comunicação em suas comunidades de origem.
Segundo Módulo formativo da terceira turma do grupo Jovens em Comunicação. Assentamento Sete Barracas. São Miguel, TO.

Terceira turma

 As atividades da terceira turma do ‘’Jovens em Comunicação’’ tiveram início em 2018, com a realização do primeiro módulo formativo para os novos participantes, ocorrido entre os dias 7 e 9 de dezembro. Já o segundo e o terceiro encontro da turma de jovens comunicadores aconteceram em janeiro, entre os dias 23 e 25, e março de 2019, entre os dias 22 e 24.

Os dois primeiros encontros foram realizados em comunidades rurais do Bico do Papagaio, no Assentamento Ouro Verde, situado no município de Araguatins (TO), e no Assentamento Sete Barracas, localizado em São Miguel (TO). Já o terceiro módulo ocorreu na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), em Esperantina (TO).
A terceira edição do itinerário formativo da ação tem previsão de encerramento para o mês de junho de 2019, após serem completados seis encontros presenciais e uma série de atividades comunicativas serem desenvolvidas pelos jovens nas comunidades onde vivem, como a realização de vídeos, reportagens escritas, programas de rádio e outras intervenções.

Terceiro módulo formativo da terceira turma do grupo Jovens em Comunicação. EFABIP. Esperantina, TO.

O ”Jovens em Comunicação” é uma iniciativa  da APA-TO que conta com o apoio da Misereor e da Fundação Interamericana (IAF), parceiras do Projeto desde sua concepção. Vale destacar que a ação também conta com a parceria dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do Bico do Papagaio, das Associações das Comunidades São Félix, Ouro Verde, Olho D’Água e Sete Barracas, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, da EFABIP, da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (COOAF Bico) e da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO).