Home Quem Somos História

APA-TO é uma ONG criada em 1992, reunindo representantes do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais do Tocantins e da Comissão Pastoral da Terra. A ONG surgiu para atender à demanda dos agricultores e das agricultoras familiares que buscavam assessoria técnica para a construção participativa de sistemas produtivos de uso e ocupação do solo que fossem sustentáveis e agroecológicos.

A partir de 1993, a APA-TO passou a implementar atividades de assessoria técnica para as organizações, através de projetos financiados pela cooperação internacional que permitiram a formação de uma equipe técnica envolvendo profissionais das áreas de ciências humanas e sociais. Esta equipe passou a atuar em assentamentos estrategicamente selecionados pelos parceiros envolvidos, tendo como base científica a agroecologia.

Ao longo dos anos, todos os grupos apoiados pela APA-TO passaram a se organizar formalmente como Associações de Agricultores Familiares. A experiência adquirida neste processo permitiu à APA-TO se reestruturar em duas principais linhas de atuação: o desenvolvimento local com enfoque participativo e a negociação e implementação de políticas públicas.

Nos últimos 15 anos, a APA-TO auxilia no planejamento e execução de estratégias de desenvolvimento local através de diversas atividades de apoio à comercialização e gestão das associações, além de um contínuo trabalho de capacitação técnico-produtiva. Na área de políticas públicas, trabalha com capacitação de lideranças e técnicos, realização de estudos no campo e assessoria na negociação com órgãos governamentais.

A consolidação da APA-TO contou com a contribuição diária de agricultores, lideranças sindicais, associados e técnicos. Foi essa soma de esforços que tornou nosso sonho possível.

Compartilhe: