Assentamento Ouro Verde prepara celebração de aniversário em Araguatins (TO)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias


 
Luta, conquista e fé. Segundo a coordenação da Associação do Setor Barro Branco do Assentamento Ouro Verde, essas são algumas das palavras que nos ajudam a compreender um pouco da história dos 29 anos de existência do Assentamento Ouro Verde, localizado no município de Araguatins (TO), na região do Bico do Papagaio, Tocantins.
No último sábado (20), integrantes da coordenação da Associação do Setor Barro Branco se reuniram com colaboradores da APA-TO (Alternativas para a Pequena Agricultura do Tocantins) para discutir a programação do evento de celebração desta data especial. Segundo Antonio Professor, atual coordenador da Associação, ‘’a proposta é realizarmos uma festa com momentos de divertimento, mas também de reflexão e formação para a nossa comunidade’’.
A memória viva de Padre Josimo, mártir do Bico do Papagaio e ex-agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foi destacada durante a reunião. ‘’Padre Josimo e a CPT estiveram conosco desde o início, lutaram junto com a gente, por isso não podemos deixar de homenagear’’, enfatizaram os integrantes a Associação Barro Branco.
A comemoração já possui data marcada: acontecerá no dia 2 de dezembro de 2018. Vale destacar que o Assentamento Ouro Verde é mais um fruto da luta pela reforma agrária de nosso país. A agricultura familiar e práticas agroecológicas são presentes na rotina do Assentamento, que são inspiradoras para a região do Bico do Papagaio, como o beneficiamento do azeite do coco babaçu e o despolpamento de frutas nativas para a comercialização.
A articulação das juventudes também é uma característica marcante da Comunidade, que possui jovens participantes do ”Jovens em Comunicação” e que realizam experiências agroecológicas de Apicultura e Sistemas Agroflorestais (SAF).