Home Biblioteca Parceiros Entidades Parceiras

A APA-TO desenvolve ações em parceria com:

  • AEFA-BICO: A Associação Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio criada em 2007 com a finalidade de promover a educação do campo e a agroecologia e gerir a Escola Família Agrícola Padre Josimo.
  • ASMUBIP: Associação Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio – Criada em 1992 com o objetivo de organizar as mulheres trabalhadoras rurais, organizadas em núcleos, para garantir e lutar pelos direitos das mulheres, da sua afirmação na sociedade e da produção econômica dos produtos agroextrativistas com destaque para o babaçu.
  • AMB: Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Buriti – criada em 1989 com o objetivo de organizar as mulheres agricultoras na luta pela terra e, posteriormente, para permanecer na terra com produção sustentável.
  • APIMELFRE: Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Falcão e Região – criada para incentivar a criação de abelhas nativas e africanizadas para conservação do meio ambiente e geração de renda para as famílias.
  • COOAF-BICO: Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina Ltda – criada em 2007 com o objetivo principal organizar a produção e acessar mercados para os produtos agroextrativistas.
  • COEQTO: Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombolas do Estado do Tocantins, criada em outubro de 2012, tem como missão defender os interesses e direitos territoriais, sociais, culturais, ambientais e econômicos das Associações e Comunidades Quilombolas Tocantinense.
  • COOPTER: Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural – Criada em 1997 com o objetivo de ofertar uma assistência técnica diferenciada aos agricultores familiares.
  • CPT: Comissão Pastoral da Terra – Foco no trabalho na formação, assessoria e acompanhamento de camponeses na sua luta em defesa ao direito a terra e luta contra os grandes projetos empresariais e de monocultivo que vem expulsando os camponeses da terra.
  • FETAET: Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Tocantins – criada em 1988 é organização de representação e luta dos direitos dos agricultores familiares e que congregam os sindicatos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais filiados a ela.
  • ISPN: Instituto Sociedade, População e Natureza – ONG que tem o trabalho focado no apoio as iniciativas ecossociais dos povos do cerrado, Amazônia e caatinga.
  • MIQCB: Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – criada em 1989, om o objetivo de lutar pela valorização das quebradeiras de coco e conservação dos babaçuais dos estados do Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.
  • STTR: Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais – de modo geral, em todos os municípios há um sindicato que é uma organização de representação e luta dos direitos dos agricultores familiares a nível local e que tem desenvolvido ações de processos coletivos para conquista de direitos e garantia de vida digna no campo.
Compartilhe: