Comitê Gestor do Fundo AgroEcoLógicas realiza oficina de capacitação e planejamento

O AgroEcoLógicas é uma forma de contribuir com a permanência das juventudes e com ações agroecológicas efetivas na região do Bico do Papagaio. Foto: Edigeny Barros / Ascom APA-TO

Como parte das atividades desenvolvidas pelo AgroEcoLógicas – Fundo para as Juventudes foi realizada no sábado (13), na sede da APA-TO em Augustinópolis, a primeira Oficina de capacitação e planejamento com os representantes dos projetos selecionados pelo edital 01.

O momento serviu para que os envolvidos pudessem apresentar as atividades que serão efetivadas com o apoio do fundo. A secretária executiva do Fundo AgroEcoLógicas, Rafaela Aguiar, destacou que a oficina teve como objetivo a orientação técnica sobre cada projeto, oferecendo instruções sobre os procedimentos para uma boa execução e gestão, assim como propiciou um rico momento de intercâmbio entre as juventudes participantes e o Comitê Gestor do Fundo AgroEcoLógicas.

“O Fundo é um importante instrumento que visa dar oportunidade para as juventudes terem uma forma de renda. Sabemos das dificuldades, e com a realização deste momento, passamos a conhecer melhor a vivência e a dinâmica de execução de cada projeto”, ressaltou Rafaela.

A ausência de políticas públicas voltadas para as necessidades das comunidades rurais tem pressionado cada vez mais as juventudes a deixarem suas terras. O AgroEcoLógicas é uma forma de contribuir com a permanência das juventudes e com ações agroecológicas efetivas na região do Bico do Papagaio.

Um dos projetos selecionados foi o da Andressa Gomes Amorim, 20 anos, PA Sete Barracas – São Miguel. O manejo de galinhas, atividade que aprendeu com o pai, agora ganha força e apoio. “Quero produzir alimentos que as pessoas possam consumir sem medo. Aprendi com meu pai e darei continuidade na produção de alimento agroecológico e com isso fortalecer a geração de renda para minha sobrevivência”, destacou.

Maria Madalena da Paixão, 22 anos, da comunidade Olho D’água – São Miguel, também teve o projeto selecionado e participou da oficina. O objetivo é atender às escolas da comunidade e região por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O fundo está me proporcionando a oportunidade de desenvolver a criação de galinha e qualificar para a participação no PNAE. Além de ser uma fonte de renda para mim, é uma forma de levar desenvolvimento sustentável para a minha comunidade”, disse.

A próxima ação do fundo são as visitas, feitas pelo Comitê Gestor, às comunidades a fim de contribuir com as iniciativas propostas pelas juventudes e aprimorar a publicação dos próximos editais para que mais projetos sejam contemplados.

Sobre o Fundo AgroEcoLógicas

O AgroEcoLógicas – Fundo para Juventudes é um iniciativa criada pelas juventudes organizada num coletivo informal, no dia 23 de outubro do ano de 2021,  através de um ato administrativo das juventudes do território do Bico do Papagaio no estado do Tocantins, composto por estudantes e ex-estudantes da Escola Família Agrícola Padre Josimo (EFABIP), jovens residentes em comunidades rurais, assentamentos de reforma agrária e acampados e representantes do Grupo de Trabalho das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio, todos e todas participantes do curso Juventudes Cooperativistas promovido pela Associação da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio, Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (COOAF-Bico), as Organizações Não Governamentais (ONGs) Alternativa Para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) e TRIAS Brasil e o sistema CRESOL de credito cooperativista e solidário. O primeiro edital divulgado pelo AgroEcoLógicas foi lançado no dia 10 de junho de 2022, sendo o recurso do edital oriundo da APA-TO, um montante de R$ 8.900,00 (Oito mil e novecentos reais).

Deixe um comentário