Divulgada a lista dos projetos selecionados do Fundo AgroEcoLógicas

Em continuidade ao edital lançado no dia 10 de junho, o Comitê Gestor do Fundo AgroEcoLógicas (CGA) torna público a lista dos projetos selecionados. A escolha seguiu os critérios de elegibilidade definidos em edital, optando pelos projetos alinhados com a realidade da agricultura familiar da região do Bico do Papagaio.

O processo de seleção foi realizado pelo Comitê Gestor do AgroEcoLógicas em conjunto com a Associação da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio e a Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO). 

Mais de 80% de todos os alimentos produzidos no mundo têm como origem propriedades familiares, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o Censo Agrícola do IBGE indica que a agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios brasileiros. Estimular a produção e o envolvimento das juventudes rurais no desenvolvimento de projetos que visam o fortalecimento da agroecologia é fundamental para a produção de alimento para o povo, uma resposta ao combate à fome no Brasil.

O Fundo AgroEcoLógicas é voltado para as juventudes, aspirando a geração de oportunidades, renda, autoconfiança, responsabilidade, solidariedade e desenvolvimento sustentável em seus territórios e por meio de processos formativos e informativos, baseados em princípios agroecológicos. Participaram do processo seletivo filhos e filhas de quebradeiras de coco babaçu e de agricultores familiares da região.

Confira a lista dos projetos selecionados:

Deixe um comentário