Lançada websérie gravado por jovens do campo no território do Bico

O ‘Dia Internacional das Juventudes’, comemorado na última quinta (12), foi marcado pelo lançamento da websérie ‘Juventudes do campo na pandemia’, gravado por jovens que vivem nas comunidades rurais do território do Bico do Papagaio. A websérie foi gravada entre os meses de maio e julho de 2020 e vão ao ar todas as quintas no instagram das juventudes.
A websérie relata o cotidiano das juventudes do campo durante a pandemia, apresentam os desafios, os impactos do Covid-19 em suas comunidades e mostra que mesmo com o distanciamento social, a juventude não ficou parada. Serão cinco episódios: Impactos da pandemia, Solidariedade na Pandemia (parte 1), Solidariedade na Pandemia (parte 2), Produção Agroecológica nos babaçuais e Diversificação Agroecológica. O tema geral dos vídeos é Juventudes e Agroecologia.
Dez jovens rurais de cinco municípios do Tocantins gravaram o cotidiano de trabalho em suas comunidades rurais.  Juntos, expressaram a real situação vivida diariamente por eles em suas comunidades. Além disso, a websérie objetiva ainda mostrar os desafios e anseios das juventudes rurais do campo dessa região.


“O objetivo dos vídeos também é mostrar as dificuldades que os jovens do campo enfrentam diariamente e fazer esse grupo ser ouvido por outras pessoas, eu gostei de ter gravado. Espero que alcance outros jovens e que desperte o interesse deles em defesa do nosso território”, afirmou o jovem Hélio dos Santos Pereira, da comunidade Projeto de Assentamento Ouro Verde Setor Sede.
O Grupo de Trabalho (GT) das Juventudes Rurais do território do Bico do Papagaio, existente desde 2019, reúne diversos jovens de diferentes comunidades, organizações e movimentos sociais. O GT foi que organizou a produção do conteúdo para o instagram.
Segundo o estudante universitário e da comunidade do Projeto de Assentamento Santa Juliana, Adimar de Sousa, atualmente o GT está em processo de reunir e manter a comunicação constante com as juventudes que já participavam das atividades, mas que devido a pandemia, ficaram desmobilizados.
“Estamos trabalhando para tentar ter novamente o debate e engajamento que a gente tinha com as juventudes do nosso território. Alguns jovens saíram de suas comunidades por causa da pandemia, mas estamos trabalhando para alcançar e envolver os jovens que estão ou não envolvidos no debate da agroecologia e defesa dos nossos direitos socioambientais. Queremos buscar alcançar mais jovens.”
O que é o GT das Juventudes Rurais?
É um grupo de trabalho que reúne jovens quilombolas, quebradeiras de coco, sem terra, assentados, que participam de vários movimentos sociais para fazer o trabalho de organização das juventudes rurais, com um ajudando o outro, para assim fortalecer o seu próprio movimento.
O GT foi criado com os objetivos de Juntar  várias juventudes do campo do Bico para discutir temas afins relacionadas com a sua realidade. Organizar e representar as juventudes do campo.
Para saber mais sobre o GT acesse: https://www.instagram.com/gtdasjuventudesruraisdobico/