17° Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo começa neste sábado com programação virtual

Começa neste sábado, 08, a XVII° Romaria da Terra e das Águas adre Josimo! Com o lema ‘Da Amazônia para o planeta: Queremos RES-PI-RAR!’, a programação acontece de forma online e vai reunir romeiros e romeiras, lideranças sindicalistas, membros de comunidades rurais de todas as regiões e pessoas que compõem o trabalho de base na luta em defesa da terra e da agroecologia.
Os temas retratados nos seminários e Lives serão os seguintes: Os sonhos sociais das comunidades do regional norte 3 da CNBB (09/05 às 9h – seminário; Live às 18h – 19h30); O que aprendemos com pe. Josimo: seu diferencial, seus sonhos (08/05 às 19h – Live); Celebramos a Páscoa de Cristo na Páscoa das e dos Mártires e lutadores pela vida (dia 10/05 às 19h – Live).
A transmissão será feita no Canal do Youtube da diocese de Tocantinópolis e Diocese de Imperatriz e no facebook da Comissão Pastoral da Terra – Araguaia Tocantins. Tradicionalmente a Romaria da Terra e das águas Padre Josimo é conhecida na região por reunir certa de 600 pessoas de diversos municípios do Tocantins, inclusive comunidades rurais e movimentos sociais de Imperatriz-MA. Segundo os organizadores, a Romaria é um momento dedicado a celebrar a caminhada de luta e vitórias, refletir sobre os desafios atuais, e reafirmar o compromisso pelo Reino da vida plena.
Neste ano, devido à pandemia do Covid-19, a XVII° Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo! Vai acontecer de forma virtual. Serão três dias sábado (08), domingo (09) e segunda (10). A Romaria virtual está sendo organizada por: Comissão Pastoral da Terra – Araguaia – Tocantins; Rede Bico de Agroecologia, sobretudo, a Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins; Quilombo Dona Juscelina; CEBI/MA; Cáritas; Diocese de Tocantinópolis e Diocese de Imperatriz; CNBB Regional Norte 3.
Confira a programação:
1° dia – 08 de maio das 19h às 20h30 – LIVE: O QUE APRENDEMOS COM PADRE JOSIMO: seu diferencial, seus sonhos. Josimo dizia: “Chamado de Deus: dom da vocação sacerdotal a serviço dos pobres… Não quero ser padre de escritório, nem ser padre burro… O medo não me detém. É hora de assumir”.
2° dia – 09 de maio das 09h às 11h – SEMINÁRIO: OS SONHOS SOCIAIS DAS COMUNIDADES do Regional Norte 3 da CNBB. Ê JOSIMO COMPANHEIRO ! TEUS SONHOS EM NOSSOS SONHOS !—  Ainda no dia 09 de maio das 17h às 18h30 – LIVE: RESISTIMOS. VIVEMOS NOSSOS SONHOS. SEMEAMOS ESPERANÇA! Ê josimo companheiro! Tua vida em nossas vidas! Josimo disse: “Se eu me calar, quem os defenderá, quem lutará a seu favor?”.
3° dia – 10 de maio das 18h às 19h30 – LIVE: CELEBRAMOS A PÁSCOA DE CRISTO NA PÁSCOA DAS E DOS MÁRTIRES E LUTADORES PELA VIDA. Josimo disse: “É hora de se levantar e fazer a diferença. Morro por uma causa justa!”

Deixe um comentário