Saberes e Fazeres Quilombolas: Planos de Gestão Territorial – 2020

As comunidades quilombolas do Jalapão vem há mais de um século trabalhando, cuidando e vivendo nos seus territórios.

O Jalapão é uma região que possui um ecossistema muito particular, e as comunidades quilombolas que lá vivem desenvolveram saberes e fazeres em diálogo com os rios, terras, plantas e animais que possibilitaram um viver em consonância e equilíbrio com a natureza local.

Parte das comunidades quilombolas do Jalapão vivem em conflito com unidades de conservação que foram criadas sobre seus territórios, e outras em conflito com fazendeiros, que invadiram, desmatam e destroem as relações construídas entre os quilombolas e seus territórios. As comunidades quilombolas resistem e lutam pelos seus direitos territoriais.

O caderno Saberes e Fazeres Quilombolas: Planos de Gestão Territorial foi elaborado em diálogo entre a Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins – APA-TO; Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins – COEQTO; Associação Jalapoeira das Comunidades Quilombolas do Território de Boa Esperança – AJAQUITEBE; Associação das Comunidades Quilombolas de Carrapato, Formiga, Mata e Ambrósio; Associação Quilombola dos Extrativistas, Artesões e Pequenos Produtores do Povoado do Prata; Associação Comunitária dos Quilombos de Barra da Aroeira.

O caderno teve o objetivo de sistematizar os Saberes e Fazeres Quilombolas construindo um documento referência para o Movimento Quilombola no Tocantins a gestão territorial, contribuindo assim para as trocas de saberes entre as comunidades e a sua luta pelos seus Direitos Territoriais.

Planos de Gestão Territorial das Comunidades Quilombolas do Jalapão: Boa Esperança; Barra da Aroeira; Povoado Prata; Carrapato, Formiga, Mata e Ambrósio