Projeto de Vida, Agricultura Familiar e Agroecologia são temas do II Encontro Regional das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Evento reúne mais de 140 jovens na Comunidade Quilombola Carrapiché, no município de Esperantina (TO), entre os dias 24 e 26 de agosto

O que Agricultura Familiar e Agroecologia tem a ver com a construção de um Projeto de Vida? Para quem vive em uma realidade rural de nosso país essa combinação pode fazer muito sentido. Com o objetivo de oferecer as juventudes da região do Bico do Papagaio, Tocantins, um espaço de reflexão, formação e discussão sobre suas vocações, realidades e sonhos, será realizado o II Encontro Regional das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio.
O evento acontecerá no município de Esperantina (TO), na Comunidade Quilombola Carrapiché, entre os dias 24 e 26 de agosto. Mais de 140 de jovens, de dez munícipios da região e mais de 40 comunidades rurais, são esperados para participar desta segunda edição do Encontro, que é organizado pela Rede Bico Agroecológico – uma articulação que reúne organizações, sindicatos, movimentos e agricultores familiares que atuam no Bico do Papagaio, extremo norte do estado tocantinense.
Para a jovem quilombola Cleudiane Prachata (28), presidente da Comunidade Quilombola Prachata e integrante da COEQTO (Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins), o Encontro possui grande importância para as juventudes da região. ‘’Será possível apresentar aos jovens diferentes possibilidades para se viver e se alimentar em nosso meio’’, afirma Cleudiane. A jovem ainda destaca que espera que o encontro ‘’possibilite que a juventude encontre maneiras de se organizar e fortalecer sua integração regional’’.
Apresentando o tema ‘’Projeto de vida, Realidade das Agriculturas familiares e Agroecologia’’, a programação do evento abordará conteúdos relacionados às realidades rurais dos participantes. Agroecologia, agricultura familiar, culturas tradicionais, comunicação popular, cidadania e a luta por direitos das juventudes fazem parte do itinerário formativo do Encontro, que além do caráter formativo, também visa oferecer aos jovens um espaço de integração e celebração.
Selma Yuki, agrônoma e assessora técnica da Organização APA-TO (Alternativas para a Pequena Agricultura do Tocantins), acredita que o evento tem o objetivo de contribuir para que as juventudes reflitam sobre suas realidades e a relação com seus projetos de vida. ‘’Como a realidade que vivemos pode influenciar nas escolhas que fazemos? Esperamos que os jovens participantes, de maneira autônoma, façam o exercício de tentar responder a essa e outras questões’’, partilhou Yuki. ‘’Estamos trabalhando para que o Encontro seja um espaço fértil de aprofundamento de ideias e discussões sobre maneiras de se transformar alguns contextos desafiadores que fazem parte, hoje, de nossa realidade rural brasileira’’, finalizou a assessora.
Ao falar sobre suas expectativas para o evento, o jovem José Araújo (20), coordenador dos jovens do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de São Sebastião, Buriti e Esperantina, alerta para o fato de que muitos jovens do Bico do Papagaio são taxados como ‘’irresponsáveis’’. Para José ‘’o encontro também contribuirá para transmitir aos jovens confiança e apoio para a melhoria da atuação em suas comunidades e organizações de origem’’. E continua: ‘’ Queremos mostrar que as juventudes são importantes e devem participar ativamente do desenvolvimento de suas comunidades, munícipios e até de nosso país’’, conclui Araújo.
O evento recebeu o apoio da Misereor, da Fundação Interamericana (IAF)­, da COEQTO e da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O Encontro também conta a com a parceria da Comissão Pastoral da Terra (Regional Araguaia-Tocantins) e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), além da acolhida e organização da Comunidade Quilombola Carrapiché.

Sobre a Rede Bico Agroecológico

A Rede Bico Agroecológico contempla e articula agricultores familiares e mais de vinte organizações sociais que atuam no campo da agroecologia e da agricultura familiar no Bico do Papagaio, Tocantins. Dentre as organizações integrantes, estão a APA-TO, a Associação Regional das Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP), o Movimento Interestadual das Quebradas de Coco Babaçu (MIQCB), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET), Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região, Associações, Cooperativas, entre outras instituições.


Texto: Bruno Santiago Alface/APA-TO

Informações: APA-TO/Rede Bico Agroecológico
Contato: [email protected] | 063 3456-1407 | 011 99985-0378