Juventudes têm representatividade garantida em Sindicato dos Trabalhadores Rurais no Tocantins

Camila Ferreira Holanda, 19 anos, faz parte do GT das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio.

Para Camila, a atuação à frente da secretaria dá maior visibilidade às ações desenvolvidas para a juventude. Foto: Arquivo pessoal.

No dia 10 de dezembro de 2022, no município de Sítio Novo (TO), houve a escolha da nova gestão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sítio Novo (STTR). Na chapa eleita, Camila Ferreira Holanda, 19 anos, assume o cargo de secretária de jovens trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e políticas sociais. Camila faz parte do GT das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio e é um exemplo de como as juventudes têm atuado na região assumindo o protagonismo nas organizações sociais.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação da APA-TO, Camila destaca que a atuação à frente da secretaria dá maior visibilidade às ações desenvolvidas para a juventude. “Eu, enquanto jovem, ter assumido essa secretaria é de extrema importância, principalmente, refletindo sobre o papel desta na comunidade. A secretaria foi pensada para as juventudes, ela é nossa representatividade dentro do sindicato. Esse espaço é a concretização do jovem exercendo seu protagonismo, assim meu objetivo é conseguir trazer mais jovens para conhecer suas realidades e entender como funciona essa secretaria. As vezes existem os espaços, mas nós não conhecemos e não utilizando como deveríamos”, destacou.

O envolvimento com as questões sociopolíticas da região do Bico do Papagaio, por meio das ações desenvolvidas pelo GT das Juventudes, foi primordial no desenvolvimento do pensamento crítico e do olhar para as necessidades e realidade local. “Sou membro do GT das Juventudes, o que me ajudou a entender minha situação e a me colocar como agente transformador. Foi esse mergulho na luta por meus direitos que me encorajou e motivou a entrar no sindicato. No GT das Juventudes aprendi que o jovem tem espaço e deve tomar posse do protagonismo de sua história, da sua luta e de suas conquistas. Todo o processo de aprendizagem que tive no GT faz parte desta nova fase da minha caminhada”, disse Camila.

O processo da escolha da nova gestão foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sítio Novo do Tocantins durante assembleia com os sócios e as sócias. A eleição da chapa única ocorreu por meio de votação, momento em que os trabalhadores e trabalhadoras concordaram com a representatividade para os próximos 4 anos.

Diretoria eleita para o próximo quadriênio. Foto: Divulgação.
Diretoria eleita para o próximo quadriênio. Foto: Divulgação.