Inauguração da EFABIP PE JOSIMO no Bico do Papagaio

Aluno reivindicam funcionamento da EFABIP PE JOSIMO

Alunos reivindicando funcionamento da EFABIP PE JOSIMO

Na região do Bico do Papagaio – Extremo norte do Estado do Tocantins, divisa do Para com o Maranhão, estará sendo inaugurada no dia 16 de Abril de 2016, no município de Esperantina, a ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PE JOSIMO – EFABIP PE JOSIMO. Nesta região de intensa luta pela reforma agraria as organizações desta região há muito tempo amadureceram a ideia de implantação de uma EFA no território, desde o ano de 1996, quando se realizou as primeiras visitas de intercâmbios para conhecer a experiência e proposta de EFA´s em outras regiões do pais.

Todo o processo de debate sobre a implantação da EFABIP Pe. JOSIMO foi realizada pelo movimento sindical, associações de âmbito regional e entidades de apoio e assessoria, através do fórum Coordenação Sindical que é um espaço de dialogo e de definição de estratégias destas organizações no Bico do Papagaio. Além de outros espaços como a CIAT-BICO, atual TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO BICO DO PAPAGAIO, que promoveu no ano de 2006,  em parceria com a Coordenação Sindical , momentos de debates em oficinas  para conhecimento e  aprofundamento da temática educação do campo e pedagogia da alternância.
Desta forma, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial através do Programa PRONAT aportou recursos para o projeto  no sentido de apoiar iniciativas em andamento no território,  com a construção e estruturação da EFABIP Pe. JOSIMO, definida pela CIAT-BICO como a prioridade fundamental e única de 2006, e com continuidade de aporte de investimento nos anos de 2007 e 2008, cerca de R$ 1.200.000,00 no total, para ser construída e estruturada no Município de Esperantina em uma área pública doada pela Associação dos Agricultores do Projeto de Assentamento Mulatos, com aval do INCRA, que destinou uma área total de 07 alqueires. Coube a APA-TO, através do engenheiro agrônomo João Palmeira, articulador territorial da CIAT, a elaboração do projeto para a Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e encaminhamento do Plano de Trabalho à Prefeitura de Esperantina para aprovação no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRUS.
A Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Pe. Josimo – EFABIP PE. JOSIMO localiza-se no Km 126 da rodovia TO 201, no Município de Esperantina – TO à 02 km do povoado Vila Tocantins, dentro do Projeto de Assentamento Mulatos. Está a 810 km de Palmas, capital do Estado do Tocantins. Ocupa uma área de 07 alqueires (33,6 hectares) que são distribuídos em áreas construídas e áreas destinadas ao desenvolvimento de projetos agroecológicos.  A escola já iniciou sua atividades com a inserção de 150 alunos matriculados no Ensino Fundamental ( 8° e 9° ano) e Ensino Médio, que estarão cursando o ensino profissionalizante em Técnico em Agroecologia.
Neste dia estarão presentes representantes do Governo Federal, através do MDA, do Governo do Estado do Tocantins, das Prefeituras municipais e entidades do movimento social e sindical da região do Bico do Papagaio, além dos pais e alunos. O evento iniciará a partir das 14:00 horas do sábado (16).