Comunidade do Cento dos Calixtos do município de São Miguel cria Fundo Rotativo Solidário

A comunidade do Cento dos Calixtos criou e colocou em prática no dia 07 de março um Fundo Rotativo Solidário para ser utilizado a favor  das famílias e para ser usado com investimentos na agricultura familiar agroecológica. A iniciativa partiu dos próprios camponeses que costumam se reunir para conversar sobre as dificuldades e possíveis soluções para os problemas que aparecem.
“Com o Fundo Rotativo podemos garantir o sustento para nossas famílias; ter uma renda fixa que vai circular entre nós. Além disso, com o Fundo podemos deixar de pegar empréstimo no banco que geralmente cobram juros altos. A parte mais interessante desse projeto e do regimento interno é que todos da comunidade participaram da escrita e determinação do que pode fazer e do que não pode”, afirma Leonardo  Paixão.

A comunidade se reuniu por três vezes até que as regras do Fundo Rotativo Solidário fosse concluído. (Fotos: Ascom APA-TO)

A construção do Fundo Rotativo Solidário Olho D’Água passou por três etapas. A primeira foi o lançamento da ideia e definição de como a comunidade imaginava, em 2020. A segunda aconteceu dia 28 de fevereiro deste ano com a elaboração   das regras do regimento, tais como: objetivos, formas de gestão e empréstimo, taxas de juros e quem poderiam participar.
A terceira e última etapa para escolher  a comissão gestora formado por  secretário, tesoureiro e coordenador, equipe que fará a gestão do Fundo foi no dia 07 de março. Neste momento houve a leitura do regimento e feito  os ajustes de acordo com a necessidade da comunidade.
Comissão escolhida para gerenciar o Fundo Rotativo Solidário.

“Moro aqui desde 1958, tivemos uma luta muito grande para poder nos manter aqui dentro da comunidade. O Fundo significa que é uma verba paga em parcelas dentre todos da comunidade. O Rotativo é que passa por várias famílias de acordo com a situação e a vontade de cada um. E Solidário porque pode agregar mais famílias”, explica Cosmo da Paixão, o representante da comunidade.  O Fundo Rotativo Solidário Olho D´água agora passa a ser uma experiência adotada pela Comunidade  do Cento dos Calixtos  para que, ao caminhar juntos, possam fazer frutificar e expandir os benefícios para toda a comunidade. A iniciativa é a primeira tentativa de experiência de se ter uma verba a ser investida e gerida pelas famílias dentro de suas comunidades rurais Ela nasceu a partir da doação de um tratorito realizado pela APA-TO.
17  famílias assinaram ao final  da reunião o regimento interno e ata de criação do Fundo Rotativo Solidário Olho D´Agua, que continham todos os assuntos discutidos em grupo. A cada mês, as famílias vão alimentar o Fundo com o valor fixo por 10 meses. Quem solicitar o empréstimo e tiver mais de uma pessoa na fila, deverá informar os motivos pelos quais vão acessar o dinheiro. A experiência é a primeira dessa modalidade iniciada na região  do  Bico do Papagaio.