16ª edição da Romaria Padre Josimo entoa grito por justiça libertadora no campo e na cidade

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias


Evento reunirá cerca de 600 romeiras e romeiros de 10 a 12 de maio, em Buriti e São Sebastião, no Bico do Papagaio.
A tradicional Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo chega à sua 16ª edição neste ano de 2019. Sob o lema “Como Josimo, gritamos por justiça que liberta!”, ecoando o apelo da Campanha da Fraternidade, romeiros e romeiras celebrarão a memória insurgente dos mártires da caminhada camponesa, nos dias 10, 11 e 12 de maio, em Buriti e São Sebastião (TO), no Bico do Papagaio.
A estimativa é de que cerca de 600 pessoas – vindas de comunidades rurais, quilombolas e urbanas e povos indígenas – participem do evento. As atividades organizadas para o decorrer da Romaria incluem a realização de oficinas sobre temas como juventude e agroecologia, violência contra as mulheres, políticas públicas entre outras.
Na sexta-feira (10), a partir das 19h, na paróquia de Buriti, será celebrada a missa em memória a Josimo. Na noite do sábado (11), a caminhada noturna de Buriti a São Sebastião será marcada por muita reflexão, animação e fé por conta dos romeiros e romeiras participantes.
Padre Josimo, morto a tiros em 1986 a mando de um fazendeiro, caminhou junto com seu povo, seguindo o lema do mártir Jesus: “Eu vim para servir”. Como é costume na Romaria, será feita memória da caminhada, discussão sobre os sinais dos tempos que provocam as comunidades à conversão, e reafirmação do compromisso destas pelo Reino da vida plena.
A 16ª Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo é organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), APA-TO, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Bico do papagaio, MIQCB, FETAET, Pastoral da Juventude, paróquias de Buriti e São Sebastião e Diocese de Tocantinópolis. Crianças, jovens, mulheres e homens são convidados a participar da Romaria e celebrar a memória de Josimo e fortalecer a caminhada dos que continuam lutando pela garantia dos direitos dos povos da terra e da água.
Confira abaixo a programação completa:
– 10 de maio, às 19h: missa em memória a Padre Josimo, em Buriti do Tocantins.
– 11 de maio, a partir das 14h: oficinas sobre Vida e Missão de Josimo; Fraternidade e Políticas Públicas; Mulheres pela vida, longe da violência; Juventude e agroecologia; Igreja em saída.
– 11 de maio, a partir das 19h30: caminhada em romaria de Buriti a São Sebastião.
– 12 de maio, às 7h30: missa de encerramento, em São Sebastião.