Documentário Sobre A Comunidade Quilombola Malhadinha

Trailer: https://youtu.be/2dcDooIo0JY?si=hVyxiRwRjamP30yy

A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) lançou, no mês de outubro, o documentário “Comunidade Quilombola Malhadinha”. O documentário traz um recorte da história, cultura e tradições do Quilombo Malhadinha, localizado no município de Brejinho de Nazaré-TO, além de abordar a experiência das famílias com um projeto de fortalecimento à Agroecologia e sistemas produtivos na comunidade.

O documentário foi produzido em 2022 com o  apoio da COEQTO, ONG Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), da Associação dos Mini e Pequenos Produtores da Comunidade Quilombola Malhadinha e financiamento do Instituto Clima e Sociedade (ICS). A  narrativa se dá pelos próprios moradores, por meio das entrevistas realizadas,  as  quais enfatizam o protagonismo da comunidade. 

Além do projeto de fortalecimento da agroecologia que teve como objetivo potencializar as atividades produtivas já trabalhadas pelas famílias da comunidade, tais como a criação de galinha, produção de farinha, horta, criação de peixe, produção de polpa, entre outras, o documentário também aborda as tradições culturais do Quilombo como a folia do Divino Espírito Santo e a celebração das Quiolimpíadas, evento idealizado pela comunidade, que une esporte e tradições da cultura quilombola.

Clique aqui e assista ao documentário!