Organizações lançam Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Campanha Contra Agrotóxicos
Diversas organizações não-governamentais do Bico do Papagaio promoveram no dia 22 de novembro, na sede da Associação da Comunidade dos Jovens Unidos em Cristo (ACOMJUC), em Augustinópolis, o I Seminário Regional sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e Ambiente e o Lançamento da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
O evento teve como objetivo sensibilizar a população sobre os prejuízos causados pelo uso dos agrotóxicos à saúde humana e ao meio ambiente e, ainda alertar sobre a importância do consumo consciente e alternativas de produção com base agroecológica.
Houve a apresentação de diversas palestras sobre o tema, dentre estas a “Modelo agrícola em disputa: agronegócio e agroecologia”, ministrada por Alan Tygel, representante da Coordenação Nacional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e do médico e professor Wanderlei Pignati da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) que abordou o tema “Os impactos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente”.
No período da tarde, foram realizadas duas mesas de debate com os temas “Diagnóstico da situação do uso de agrotóxicos no Tocantins” e “Ações desenvolvidas pelo Poder Público estadual e sociedade civil sobre os agrotóxicos” com a participação de representantes do Comitê Estadual, Nacional, Governo do Estado e da APA-TO.
Campanha Contra Agrotóxicos
Ainda durante o Seminário foi lançada a Campanha contra os Agrotóxicos e Pela Vida com a aprovação da Carta de Fundação do Comitê Regional da Campanha. De acordo com a organização do evento, o seminário superou as expectativas reunindo cerca de 160 pessoas dos diversos municípios da região do Bico do Papagaio que teve como publico participantes agricultores familiares, assentados, quebradeiras de coco, pescadores artesanais, quilombolas, lideranças do movimento sindical e das organizações populares, técnicos da extensão rural, religiosos(as), professores, estudantes, profissionais da saúde, pesquisadores, representantes do poder público e organizações não-governamentais.