Encontro das Mulheres Negras do Tocantins acontece em Palmas (TO)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias


Aconteceu no último sábado (20), na Casa dos Conselhos, em Palmas (TO), o Encontro das Mulheres Negras do Tocantins. Com o lema ‘’Contra o racismo, a violência e pelo bem-viver: Mulheres negras movem o Brasil’’, o evento reuniu mais de 50 mulheres de diversas localidades, organizações e movimentos do estado tocantinense.
Cleudiane Prachata, presidente da Comunidade Quilombola Prachata, situada no município de Esperantina (TO), e coordenadora fiscal da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), representou a região do Bico do Papagaio no evento. Para Cleudiane, ‘’o encontro possui grande importância em nosso momento atual, pois reuniu mulheres negras de diferentes realidades do Tocantins para realizar, coletivamente, uma análise da nossa conjuntura, das nossas lutas e dos nossos enfrentamentos’’.
Cleudiane também destacou a mobilização das mulheres participantes do Encontro. ‘’É consolador perceber que estamos unidas e podemos contar com nossas companheiras, sejam LGBTQs, quilombolas, jovens, de movimentos sociais, do campo ou das cidades. Estamos juntas!’’, finalizou a Prachata.

Atividades formativas, rodas de conversa e análise de conjuntura fizeram parte da programação do evento, que contou com representações femininas de diversas organizações, movimentos, comunidades e entidades. Temas como ‘’Violência contra a mulher’’, ‘’Cultura e afetos’’, ‘’Realidades camponesas’’ e ‘’mundo do trabalho’’ foram abordados durante o encontro.
Maria Aparecida, técnica da APA-TO e coordenadora executiva da COEQTO, também esteve presente no Encontro. ‘’Trocamos experiências e discutimos temas importantes de nosso cenário político atual, como a recente perda de direitos e políticas públicas e sobre como isso tudo influencia as mulheres’’, partilhou Cida, como é carinhosamente chamada.
O evento ocorrido em Palmas também teve o propósito de definir a delegação tocantinense que participará do Encontro Nacional de Mulheres, que acontecerá em Goiânia no mês de dezembro deste ano. ‘’Vinte e cinco companheiras foram indicadas para representar nosso estado no Encontro Nacional, o que é bastante importante para difusão de nossas realidades e desafios aqui do Tocantins’’, finalizou a técnica da APA-TO.