APA-TO realiza formação sobre direitos e participação social com jovens do município de Praia Norte (TO)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias


Na última quinta-feira, 15 de novembro, a APA-TO (Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), realizou a Oficina ”Juventudes, Direitos e Participação Social” com jovens de comunidades rurais do município de Praia Norte, na região do Bico do Papagaio (TO). A formação aconteceu no próprio STTR da cidade, que ofereceu apoio durante todo o encontro.
O encontro abordou temas relacionados aos direitos de nossa sociedade, previstos na legislação brasileira e também em instâncias internacionais, como a declaração universal dos direitos humanos das Nações Unidas (ONU). A atuação dos movimentos e entidades da região do Bico do Papagaio e as diferentes formas de se participar da vida pública de nossa sociedade também foram temas centrais da oficina, que proporcionou aos jovens participantes momentos de debate e construção coletiva de alternativas para os desafios das juventudes das comunidades de Praia Norte.
‘’A oficina foi bastante esclarecedora, pois nos apresentou informações sobre direitos e políticas públicas que nem sabíamos que possuíamos’’, partilhou a jovem Patricia Eliti, que participou do Encontro de formação. ‘’Ouvir os depoimentos de mulheres de outras gerações, que estão engajadas na luta pela construção de uma sociedade mais justa, foi bastante inspirador e me marcou bastante’’, destacou Patricia.
Maria do Socorro, quebradeira de coco babaçu integrante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e coordenadora fiscal do STTR da cidade de Praia Norte, ressaltou a importância de aproximar as juventudes das ações dos movimentos sociais e entidades da região. ‘’Nossa geração não será eterna, por isso, é preciso sensibilizar e dar suporte de formação para que nossas juventudes compreendam os desafios que nossa sociedade apresenta’’, partilhou Dona Socorro.
Após o encerramento do encontro formativo, os jovens reunidos decidiram dar continuidade ao processo de integração e articulação das juventudes das comunidades de Praia Norte. Com o apoio da APA-TO, STTR, MIQCB e outras entidades, as ações das juventudes rurais do município terão continuidade em 2019.