GT das Juventudes Rurais do Bico realiza o primeiro Encontro de 2022

Nesta quarta-feira (23), iniciou-se o Encontro do GT das Juventudes Rurais da Região do Bico do Papagaio (TO), com o apoio da ONG APA-TO, no município de Sampaio. Esta é a primeira ação do grupo, de preparação e planejamento de ações para 2022, organizada pelos próprios jovens do GT.

Cerca de 30 pessoas estão participando do Encontro, que segue até esta sexta-feira (25). Entre os objetivos, os jovens pretendem discutir e propor soluções para a articulação do GT em torno de temas como: agroecologia, organização e formação e comunicação popular, levando em consideração questões em torno de políticas públicas e relações de gênero.

Representantes de diversas organizações do Bico também estão participando do Encontro, a fim de fortalecer o trabalho da juventude do campo, promovendo a ocupação dos espaços tidos como inacessíveis para a juventude: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET); Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTR) dos municípios de Axixá, Praia Norte e São Miguel; Grupo Pindova dos Povoados de Canaã e Juverlândia; Coletivo Sementes, Movimento, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).

A programação do evento conta com divisão de grupos de debates e apresentações de painéis, além de momentos culturais e de integração, durante todo o dia.

GT das Juventudes Rurais da Região do Bico do Papagaio (TO)

Criado em 2018, o coletivo visa possibilitar a união de juventudes de diferentes identidades: assentados, agricultores familiares, quilombolas, quebradeiras de coco, sem terra, pescadores e indígenas, de municípios e comunidades rurais da região.

Deixe um comentário