Nota Pública: reabertura das atividades turísticas no Jalapão

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

Palmas, 14 de agosto de 2020.
Fomos surpreendidos com a decisão inconsequente por parte de prefeitos locais em favor de reabertura das atividades turísticas na região do Jalapão em meio à pandemia de Covid-19. Em nota divulgada na tarde de 13 de agosto de 2020, os prefeitos de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins anunciaram a autorização para reabertura das atividades turísticas para o dia 05/10/2020. Essa medida descabida acompanha o anúncio também precipitado por parte do prefeito de São Félix do Tocantins, autorizando a retomada do turismo a partir do dia 10 de setembro.  
Nós, da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Fórum Jalapão Quilombola e demais apoiadores da mobilização #Jalapão com-vida viemos a público repudiar esta iniciativa que, mais uma vez, insiste em colocar nossas vidas em risco.
Cabe frisar que essa decisão se apoia apenas nos interesses de determinados segmentos empresariais, ao contrário dos anseios da população local. Também frisamos a total ausência de consulta prévia e consentimento informado por parte das comunidades jalapoeiras, desrespeitando, assim, os compromissos assumidos pelo Brasil com a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho.
Por fim, reafirmamos nossa solicitação ao Ministério Público Federal e à Defensoria Pública para que nos auxiliem na luta pela preservação das vidas. Em especial, às comunidades do Jalapão que, além da ameaça da COVID-19, há mais de 300 anos resistem às iniciativas de gestores e empresários que tentam subsidiar seus fundos monetários às custas de vidas negras.

Vidas Quilombolas Importam!