COEQTO Se Reúne Com O Estado Para Discutir A Elaboração De Políticas Públicas Para Quilombolas 

Na ocasião, foram entregues à Sepot mapa e cartografias sociais das comunidades quilombolas do Tocantins

Foto: Geíne Medrado

Por Geíne Medrado

A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 10, com a Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot). A visita teve como objetivo a discussão de políticas  públicas para quilombolas e a entrega oficial de materiais, produzidos pela COEQTO em parceria com Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), das comunidades quilombolas e tradicionais do Estado. 

Na ocasião, a  COEQTO também apresentou as principais demandas dos Territórios Quilombolas do Tocantins. 

“Uma das nossas principais bandeiras de luta é a garantia do território. Sem o nosso território, não conseguimos acessar uma série de outras políticas públicas. Acreditamos que, a partir dessa parceria com a Secretaria, vamos conseguir avançar na elaboração de políticas públicas que atendam às reais necessidades das comunidades quilombolas do Estado”, ressaltou Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, Coordenadora Executiva da COEQTO.  

Coordenadora Executiva da COEQTO, Maria Aparecida, apresenta mapa e cartografias sociais das comunidades quilombolas do Estado à Sepot. Foto: Geíne Medrado

A Secretária Narubia Werreria agradeceu à COEQTO pela visita e destacou que os materiais recebidos são uma importante contribuição do movimento quilombola para os trabalhos da Sepot. “Esses materiais irão nos ajudar na elaboração e desenvolvimento de projetos que atendam as demandas das comunidades tradicionais do Estado”, destacou. 

A Secretaria também recebeu convite oficial para participar do II Encontro de Mulheres Quilombolas da Coordenação Nacional de Articulação das  Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), que acontecerá entre os dias 14 e 18 de junho em Brasília. 

Participantes

Participaram da reunião: Maria Aparecida Ribeiro de Sousa – coordenadora Executiva da COEQTO/CONAQ; Paulo Rogério Gonçalves (APA-TO); Narubia Werreria – secretária dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); Cris Freitas  – Secretária Executiva da Sepot; Ana Cláudia Matos – diretora de Proteção aos Quilombolas (Sepot); Hermógenes Alves Lima Sales – assessor Jurídico da Sepot e Maryellen Crisóstomo –  assessora de Comunicação da Sepot.