Websérie apresenta experiências agroecológicas no Bico do Papagaio

No dia 28 de janeiro de 2021, a Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) lançará o primeiro episódio da websérie produzida sobre as experiências agroecológicas do Bico do Papagaio. Intitulada “Agroecologia em Rede no Bico do Papagaio”, a websérie tem 13 episódios que serão lançados nas redes sociais da APA-TO toda quinta-feira.
A websérie foi produzida para compartilhar as experiências praticadas pelos agricultores camponeses, quebradeiras de coco e quilombolas que participam da Rede Bico Agroecológico e que deram certo na região do Bico, com alternativas para a produção de alimentos, cuidado com animais, reaproveitamento e armazenamento de água, implantação de cisternas, manejo na apicultura, cuidados com as hortas e também práticas que podem facilitar o manejo de cultivos agroecológicos
O episódio de abertura se chama “Mãe e Filha”, e apresenta a experiência de Katarina da Conceição, uma jovem formada na Escola Família Agrícola e sua mãe, Juscilene. As duas compartilham o terreno de cultivo de vida e de plantas, no Projeto de Assentamento Sete de Janeiro, em Araguatins. Katarina mantém um Sistema Agroflorestal (SAF) ao lado da horta da mãe, e as duas se ajudam no cuidado com as plantas e na troca de saberes. Nada se perde na casa da família, nem as folhas, outrora queimadas, que agora servem para cobertura do solo.

Uma moça está do lado esquerdo da imagem, gesticulando e falando. A mãe da moça está à direita, olhando para ela. Elas duas estão em um ambiente com plantas, como palmeira, milho, verduras em geral
Katarina e Juscilene apresentam a sua experiência agroecológica no primeiro episódio da websérie.

Nas histórias compartilhadas, está presente o desejo por uma vida melhor e de qualidade para quem vive do e no campo. Muitos dos retratados narram a trajetória de trabalhar para outras pessoas, vivendo sujeitos às regras de patrões. Os mais jovens relatam o desejo de construir formas de viver e produzir para poderem permanecer no campo.

As experiências na websérie

Vale ressaltar que na websérie, cada episódio fala de uma experiência, apresentando para os espectadores alternativas acessíveis e sustentáveis para melhorar o dia-a-dia no campo e como é possível viver um modo de vida em harmonia com a biodiversidade. Por exemplo, a reutilização de águas cinzas, que consiste em um sistema de escoamento da água utilizada na casa, para as plantas. Ou então, dicas que podem estar faltando para um iniciante no cultivo de hortaliças, um modelo de canteiros, como o canteiro econômico, que economiza, principalmente, água e tempo do agricultor.
É possível acompanhar a websérie no canal da APA-TO no Youtube, nos perfis do Facebook e Instagram.