Saneamento Ecológico – Alternativa para o reuso de água

IMG_9092
Sistema de tratamento de reuso montado

A redução da disponibilidade de recursos hídricos vem ocasionando fortes mudanças na agricultura. A economia e o reaproveitamento da água são preocupações crescentes entre a população, principalmente em locais como o Tocantins, que passa por épocas de seca extensa, onde cada gota de água se faz importante.
No Brasil, cada pessoa consome cerca de 200 litros de água por dia [fonte: ANA – Agencia Nacional de Águas]. Afinal, por que eliminar a água da pia da cozinha, ou do ralo do banheiro, diretamente no sistema de esgoto quando se pode utilizá-la para molhar as plantas do seu quintal? Uma medida ecologicamente correta, e que começa a ganhar adeptos em vários setores, é o reuso de água. A grande vantagem da utilização da água de reuso é a preservação da água potável para usos mais nobres, como para consumo humano.
Em nossas casas produzimos dois tipos de águas: a água negra e a água cinza. Tratar as águas negras (a do vaso sanitário) exige um sistema muito mais complexo de filtragem, pois possuem contaminantes biológicos, e podem ser meio de transmissão de doenças vindas das fezes humanas. Já as águas cinza (do chuveiro, pia e tanque) é mais simples de tratar. A vantagem de recuperação das águas cinzentas vai além da economia de água, pois possibilita a reutilização, pelas plantas, de nutrientes que seriam desperdiçados, como Nitrogênio e Fósforo presentes no sabão, e do Potássio da comida.
Feito a separação da água negra e da água cinza, podemos escolher alguns modelos que sejam mais perto de nossa realidade.
Sistemas simples de reuso podem ser colocados nas casas pelos próprios moradores sem nenhum segredo e a baixo custo. Para implantar esses sistemas, é muito importante planejá-los.
Nesse contexto estão sendo implantados, a nível experimental, sistemas de tratamento e reuso de água residuária domestica de baixo custo no P.A Ouro Verde, para irrigação de plantas em quintais agroflorestais das propriedades.
Os sistemas de tratamento de água instalados são compostos por quatro galões plásticos que funcionam como, 1 caixa de gordura, 1 galão reservatório, e dois filtros. Essa é uma iniciativa da APA-TO e da ASBB – Associação dos Pequenos Lavradores do P.A Ouro Verde Setor Barro Branco, no município de Araguatins – através da articulação dos projetos Saberes e Sabores e Colhendo Água Plantando Árvores, apoiados respectivamente pelo IAF e PPP-Ecos.
 
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado no lote da agricultora Renéia no PA Ouro verde/Barro Branco
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado no lote da   agricultora Renéia no PA Ouro verde/Barro Branco

 
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado na casa do agricultor Antônio Professor , no P.A. Ouro Verde.
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado na casa
do agricultor Antônio Professor  no P.A. Ouro Verde.

 
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado na casa do agricultores Francisco e Osmarina , no P.A. Ouro Verde.
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado na casa do
agricultores Francisco e Osmarina  no P.A. Ouro Verde.

 
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado na casa do agricultor Tim, no P.A. Ouro Verde.
Sistema de Tratamento e reuso de água instalado na casa
do agricultor Tim no P.A. Ouro Verde.

 
Água após passar pelo sistema de tratamento e reuso, sem cor e sem nenhum cheiro.
Água após passar pelo sistema de tratamento e reuso, sem cor e sem nenhum cheiro.

 
Irrigação de planta do quintal agroflorestal com água de reuso.
Irrigação de planta do quintal agroflorestal com água de reuso.

 
Irrigação de coqueiro no quintal agroflorestal com água de reuso.
Irrigação de coqueiro no quintal agroflorestal.

 
 
Texto: Geovana Guimarães – Assessora Técnica