No próximo dia 22 de junho vai ao ar o programa ‘Mutirão de Saberes Agroecológicos’ em áudio

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

Na próxima terça-feira (22) vai ao ar o programa Mutirão de Saberes Agroecológicos, em áudio,  promovido pela Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO)  em parceria com  a Rede Bico Agroecológico. Quase 20 pessoas participaram das gravações e produção dos episódios.
Os episódios em áudios têm como objetivo divulgar a diversidade de povos  quilombolas, quebradeiras de coco, assentados, pescadores artesanais e acampados que vivem no território do Bico do Papagaio e manejam os seus agroecossistemas, sobretudo, a sua relação cultural com o ambiente, com a comunidade, com a sua alimentação e forma de viver e de produzir.


De valorizar os seus saberes agroecológicos, construídas por jovens e adultos, que vivem em comunidades rurais, a partir da sua vivência harmoniosa com o meio ambiente. Os episódios dessa série foram divididos com as seguintes temáticas:
Modo de vida agroecológico no território do Bico do Papagaio; A produção agroecológica no território do Bico do Papagaio; A importância da comida de verdade na mesa; Consumo de alimentos regionais; O uso de plantas medicinais no cotidiano; Protagonismo da Juventude na agroecologia Bico do Papagaio; A importância da apicultura para a agricultura familiar camponesa; Sistemas agroflorestais consorciado nos babaçuais; Usos e diversificação do aproveitamento do babaçu e Hortas agroecológicas.
A cada semana um episódio será divulgado nas plataformas digitais da APA-TO: Canal do Youtube Alternativas para Pequenas Agricultura no TO (https://www.youtube.com/watch?v=-fHRrxW0rmM); Instagram (@ongapato)  e facebook  (apatobico).