Jovens em ComunicAÇÃO lançam materiais nas comunidades do Bico do Papagaio

Lançamento na Comunidade São Felix
                                   Lançamento na Comunidade São Felix

Um grupo de 15 jovens agricultores familiares de 06 comunidades do Bico do Papagaio, integrantes do  Jovens em ComunicAÇÃO, percorreram suas localidades  no período de  22 a 24 de abril,  para lançamento dos materiais produzidos  por estes durante a oficina de formação em comunicação comunitária ocorrida ao longo do ano passado, em regime de alternância, com módulos presenciais e atividades nas comunidades. Durante sete encontros, jovens discutiram de forma critica sobre a comunicação que temos, aprenderam a fazer textos, fotografias e vídeos, e voltaram às suas casas para colocar a mão na massa, com a produção de reportagens escritas e audiovisuais sobre suas realidades.

 A jovem agricultora Teresa , expressa o sentimento do grupo colocando que “Este lançamento é muito importante porque temos a oportunidade de apresentar o trabalho que fizemos e as famílias conhecerem as experiências das diversas  comunidades  envolvida no trabalho como o Olho D´Água,  PA Canaã, PA Ouro Verde Setores Barro Branco e Sede, PA Santa Juliana, PA Santa Cruz Setor São Félix e Mulatos e como estamos nos sentindo felizes com o apoio delas nesta nossa caminhada”.

Dialogo na Comunidade Barro Branco
     Dialogo na Comunidade Barro Branco

Cada grupo de jovens das seis comunidades produziu duas reportagens sobre as  experiências agroecológicas em desenvolvimento nas suas comunidades  e um vídeo reportagem,  além da criação do blog e a fanpage dos jovens em comunicação.

Este lançamento emocionou crianças, jovens e adultos que compareceram no evento. Como disse Joaquim, liderança assentada na comunidade São Félix: “estou muito emocionado, porque um sonho que tinha, depois do sonho de conquistar a terra era ver os jovens das diversas comunidades, vindo nas comunidades apresentar os seus trabalhos.

Com orgulho, os jovens lançaram ao mundo visões sobre o campo que produz vida: a realidade das comunidades a partir de seu próprio olhar, rompendo os preconceitos. Todas as matérias do projeto foram publicadas no site jovensemcomunicacao.wordpress.com.

Lançamento Comunidade Mulatos
         Lançamento Comunidade Mulatos   

Os Jovens em Comunicação é uma iniciativa da APA-TO  que conta com a apoio financeiro da Fundação Interamericana (IAF) e a parceria das Associações do  Barro Branco, do Canaã, do São Félix, do  Santa Juliana, da Comunidade Olho D´Água, Associação Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio e da COOAF-Bico.

Autores: Selma Yuki e João Palmeira