Buscar
14/04/2016

Educação do Campo e Agroecologia Transformando a Agricultura Familiar no Bico do Papagaio

Mistica de Abertura

Uma nova conquista do Movimento Social e Sindical dos(as) Trabalhadores(as) Rurais da Região foi o inicio do funcionamento da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP PE JOSIMO. Uma luta de mais de duas décadas das entidades da região para garantir o acesso dos(as) filhos(as) dos(as) agricultores(as) a  uma educação do campo  voltada para a realidade da agricultura familiar.

O Encontro das famílias para aula inaugural do ensino fundamental (8º e 9º anos) foi realizada no dia 4 de abril e do ensino médio em técnico em agroecologia (1º ano)  no dia 11 de abril, na escola  que está localizada a 2 km do povoado Vila Tocantins no Km 126 da rodovia TO-201, dentro do Projeto de Assentamento Mulatos, no município de Esperantina.

Nestes dias, ocorreu a apresentação das comunidades, das famílias dos estudantes e dos monitores e funcionários, além da estrutura da escola e dos acordos de funcionamento que regerão a dinâmica de convivência e ensino.

Participaram representantes da associação AEFA-BICO, estudantes, pais e mães, monitores, lideranças dos movimentos sociais e dos sindicatos dos trabalhadores(as) rurais da região e  representantes de entidades de assessoria, animados  pela presença de Dona Olinda, mãe de Padre Josimo e dos artistas da terra João Abelha, compositor da música da EFA e da Raimunda Nonata, encantadeira das quebreiras de coco babaçu.

A fala da presidenta da AEFA-BICO Maria Senhora traduz bem este momento e a importância da escola para o agricultor e agricultora familiar  da região do Bico do Papagaio:

E nessa terra, que corria leite e mel, que foi discutida junto com o Padre Josimo, desde a época que ele chegou aqui, como Padre de São Sebastião…. a gente já começou a discutir essa educação diferenciada, a gente viu vários modelos de educação aonde o filho do trabalhador rural se incluía totalmente dentro da escola, sem deixar o campo pra fazer do campo um lugar bom pra se viver. E a gente já discutia isso com o Padre Josimo, por isso essa escola leva o nome dele.”

Pais e estudantes do ensino fundamental

Pais e estudantes do ensino fundamental

Pais e estudantes do ensino médio

Pais e estudantes do ensino médio

D. Olinda - Mãe do Pe. Josimo

D. Olinda – Mãe do Pe. Josimo

Mistica de Abertura

Mística de Abertura

Símbolos Misticos

Símbolos Místicos

Nonata, D. Olinda, Maria Senhora

Nonata, D. Olinda, Maria Senhora

Apresentação Monitores

Apresentação Monitores

Apresentação Monitores

Apresentação Monitores

Aula Inaugural

Aula Inaugural

Confraternização entre Pais

Confraternização entre Pais e Mães

Confraternização entre Estudantes

Confraternização entre Estudantes

Plenária Aula Inaugural

Plenária Aula Inaugural

João Abelha - Artista da Terra

João Abelha – Artista da Terra

Raimunda Nonata - Encantadeira

Raimunda Nonata – Encantadeira

Maria,Nonata e Francisca - Artistas da Terra

Maria,Nonata e Francisca –                      Artistas da Terra

Maria Senhora - Presidente AEFABIP

Maria Senhora – Presidente AEFABIP

João Palmeira e João Abelha

João Palmeira – APA-TO e João Abelha – Artista

Yuki - APA-TO e Sineide - Diretora

Yuki – APA-TO e Sineide – Diretora

Lideranças das organizações sociais e sindicais da região

Lideranças das organizações sociais e sindicais da região

 

 

 

Autoria: Geovana Guimarães / Selma Yuki / João Palmeira

 

 



Misereor Ford Foundation TFCA Inter America Foundation FBB Cese Brazil Foundation Fundo Amazônia PPP-Ecos Caritas Associação Nacional de Agroecologia Rede Cerrado FAOR Abong DoDesign-s Design & Marketing