João Abelha Sempre Viverá em Nossas Lutas e Cultura!

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral
Os movimentos que lutam no campo e pelos camponeses, bem como  a APA-TO, tinham em seu João José Filho, mais conhecido como “João Abelha”, um grande espelho um exemplo 

 
Ele que foi liderança do movimento sindical, poeta e cantor da terra. Sua principal capacidade eram simplesmente três: Líder, poeta e cantador dos povos do “Bico”.
Nas décadas de 1970 e 1980,  lutou contra o latifúndio, contra os grileiros e pela reforma agrária na região do Bico do Papagaio, junto com outras lideranças da região, como Dona Raimunda, Antônio Cipriano, Maria Senhora e Pe. Josimo. 
Ainda durante a luta pela terra junto com a CPT, animou os primeiros grupos de produção da apicultura. Foi um dos pioneiros da apicultura na região, atuando como monitor e animador, criando inclusive a música xote das abelhas
 
Sempre apoiou a luta das mulheres e produziu músicas como “Xote das Quebradeiras de Coco” e “Oito de Março”. Ele seguiu a luta de Pe. Josimo, em todas as romarias da terra, compondo músicas que falavam de sua luta. 
A APA-TO externa à sua família, parentes e  amigos, nossos sentimentos de pesar por sua partida e agradecimento por suas contribuições nas lutas sempre com firmeza e poesia.
APA-TO