Inaugurada Barraca Babaçu é Vida na Feira do Produtor de São Miguel

Com muita diversidade de produtos e animação, as quebradeiras de coco babaçu da Comunidade de Olho D´Agua, do município de São Miguel, inauguraram no domingo, 2, a barraca Babaçu é Vida, na Feira do Produtor, que funcionará todos os domingos.
A proposta da iniciativa é resultado da parceria da Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) com a Associação Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP), com o apoio Ministério do Meio Ambiente.
“A barraca babaçu é vida vai contribuir para fortalecer o extrativismo do babaçu, com a preservação dos babaçuais e a valorização da cultura e dos produtos produzidos pelas quebradeiras de coco”, ressalta Luzanira Ferreira Lima, coordenadora geral da ASMUBIP.
Na inauguração, os consumidores puderam experimentar a vida que vem dos babaçuais com a degustação do mingau e bolo de mesocarpo. Mostrar para a sociedade porque babaçu é Vida, também é a outra intenção deste trabalho, que faz parte de uma campanha que tem como chamamento os slogans Babaçu é Riqueza. Riqueza é vida! Babaçu é Cultura. Cultura é Vida! Babaçu é Natureza. Natureza é Vida! Babaçu é Liberdade. Liberdade é vida!
“Esta iniciativa está gerando vida não só para as quebradeiras de coco, mas também para sociedade em geral, porque o azeite artesanal, o mesocarpo, o carvão da casca, as verduras, os temperos, a farinha, o milho verde, a macaxeira e tantos outros produtos comercializados na barraca Babaçu é Vida são produzidos com a preocupação de garantir a qualidade e de não contaminar o meio ambiente e a saúde de quem os produz e consome”, frisou João Palmeira, assessor técnico da APA-TO.