Buscar

Agroecologia


Comunidade Malhadinha recebe o II Encontro Tocantinense de Agroecologia

img_0382

Troca de conhecimentos, divulgação dos saberes e interação entre os povos e comunidades tradicionais e camponeses(as)  marcaram o II Encontro Tocantinense de Agroecologia com o tema “Articulando a Diversidade, Fortalecendo a Agroecologia”,  que aconteceu nos dias 01 a 04 de Dezembro de 2016 na comunidade quilombola Malhadinha, município de Brejinho de Nazaré , que reuniram  225 pessoas, dentre elas 80% de camponeses e camponesas vindos de todo o estado e 50% de jovens, principalmente estudantes das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins. SAIBA MAIS »


Conteúdo relacionado: Agroecologia, Eventos, Quilombolas

Saneamento Ecológico – Alternativa para o reuso de água

IMG_9092

Sistema de tratamento de reuso montado

A redução da disponibilidade de recursos hídricos vem ocasionando fortes mudanças na agricultura. A economia e o reaproveitamento da água são preocupações crescentes entre a população, principalmente em locais como o Tocantins, que passa por épocas de seca extensa, onde cada gota de água se faz importante. SAIBA MAIS »


8/07/2016

Organizações do Bico iniciam sistematização de experiências agroecológicas

 

Participantes da Oficina

As organizações sociais e entidades de assessoria do Bico do Papagaio, ao longo de sua caminhada, têm construído inúmeras experiências com base agroecológica em diversas comunidades rurais da região, contribuindo para dar vida e sustentabilidade para as famílias camponesas e populações tradicionais e fortalecer núcleos de resistências à lógica dos grandes  projetos de agronegócio, hidronegócio e mineralnegócio. SAIBA MAIS »


25/05/2016

Jovens em ComunicAÇÃO lançam materiais nas comunidades do Bico do Papagaio

Lançamento na Comunidade São Felix

                                   Lançamento na Comunidade São Felix

Um grupo de 15 jovens agricultores familiares de 06 comunidades do Bico do Papagaio, integrantes do  Jovens em ComunicAÇÃO, percorreram suas localidades  no período de  22 a 24 de abril,  para lançamento dos materiais produzidos  por estes durante a oficina de formação em comunicação comunitária ocorrida ao longo do ano passado, em regime de alternância, com módulos presenciais e atividades nas comunidades. Durante sete encontros, jovens discutiram de forma critica sobre a comunicação que temos, aprenderam a fazer textos, fotografias e vídeos, e voltaram às suas casas para colocar a mão na massa, com a produção de reportagens escritas e audiovisuais sobre suas realidades.

SAIBA MAIS »


9/05/2016

CPT lança documentário sobre o MATOPIBA

logo matopiba

Acaba de ser lançado nas mídias sociais o documentário “ MATOPIBA” , é uma realização da Comissão Pastoral da Terra – CPT / Regional Araguaia – Tocantins , uma produção audiovisual de Gustavo Ohara, realizado a partir do I ENCONTRO REGIONAL DOS POVOS E COMUNIDADES DO CERRADO, promovido pela CPT, entre os dias 23 e 25 de Novembro de 2015, em Araguaina-TO, aonde os Camponeses(as), Agricultores(as) Familiares, Povos Indígenas, Quilombolas, Geraizeiros(as), Comunidades de Fundos e Fechos de Pasto, Pescadores(as), Quebradeiras de Coco de 04 estados se posicionam contrários ao Plano de Desenvolvimento do MAPA, denunciando o agronegócio, o hidronegócio, a mineração, a grilagem de terras e a destruição ambiental do Bioma Cerrado nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. SAIBA MAIS »


14/04/2016

Educação do Campo e Agroecologia Transformando a Agricultura Familiar no Bico do Papagaio

Mistica de Abertura

Uma nova conquista do Movimento Social e Sindical dos(as) Trabalhadores(as) Rurais da Região foi o inicio do funcionamento da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP PE JOSIMO. Uma luta de mais de duas décadas das entidades da região para garantir o acesso dos(as) filhos(as) dos(as) agricultores(as) a  uma educação do campo  voltada para a realidade da agricultura familiar.

SAIBA MAIS »


13/04/2016

Inauguração da EFABIP PE JOSIMO no Bico do Papagaio

Aluno reivindicam funcionamento da EFABIP PE JOSIMO

Alunos reivindicando funcionamento da EFABIP PE JOSIMO

Na região do Bico do Papagaio – Extremo norte do Estado do Tocantins, divisa do Para com o Maranhão, estará sendo inaugurada no dia 16 de Abril de 2016, no município de Esperantina, a ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PE JOSIMO – EFABIP PE JOSIMO. Nesta região de intensa luta pela reforma agraria as organizações desta região há muito tempo amadureceram a ideia de implantação de uma EFA no território, desde o ano de 1996, quando se realizou as primeiras visitas de intercâmbios para conhecer a experiência e proposta de EFA´s em outras regiões do pais.
SAIBA MAIS »


26/08/2015

Matopiba: “É um processo violento de grilagem para expansão das monoculturas”

No dia 06 de maio de 2015 o decreto n° 8447 criou o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, que abrangerá territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ao todo são 337 municípios e uma área total de 73.173.485 hectares, que, segundo o governo, serão usados para “promover e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável fundado nas atividades agrícolas e pecuárias que resultem na melhoria da qualidade de vida da população”. SAIBA MAIS »


9/02/2014

Inaugurada Feira da Agricultura Familiar de Vila Tocantins em Esperantina

Feira Agroecologica Esperantina Tocantins

Com grande expectativa e aceitação pela população do município de Esperantina, a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (COOAF-BICO) inaugurou a Feira da Agricultura Familiar de Vila Tocantins, no domingo, dia 09 de fevereiro de 2014. SAIBA MAIS »


2/02/2014

Inaugurada Barraca Babaçu é Vida na Feira do Produtor de São Miguel

Com muita diversidade de produtos e animação, as quebradeiras de coco babaçu da Comunidade de Olho D´Agua, do município de São Miguel, inauguraram no domingo, 2, a barraca Babaçu é Vida, na Feira do Produtor, que funcionará todos os domingos.

A proposta da iniciativa é resultado da parceria da Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) com a Associação Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP), com o apoio Ministério do Meio Ambiente. SAIBA MAIS »


Próxima Página »


Misereor Ford Foundation TFCA Inter America Foundation FBB Cese Brazil Foundation Fundo Amazônia PPP-Ecos Caritas Associação Nacional de Agroecologia Rede Cerrado FAOR Abong DoDesign-s Design & Marketing