Buscar

Assuntos


Rede Articulação Tocantinense de Agroecologia reúne entidades para avaliação e planejamento de atividades.

A coordenação ampliada da ATA realiza avaliação e planejamento de atividades para 2018.

A coordenação ampliada da Articulação Tocantinense de Agroecologia – ATA, se reuniu em Palmas (TO) no dia 27 de fevereiro, para o primeiro encontro de 2018  com participação de diversas organizações sociais para debater vários pontos de pauta dentre estas a avaliação do III Encontro Tocantinense de Agroecologia realizado no mês de Novembro de 2017 nos dias 23 a 26  na aldeia Cipozal no Território Indígena Apinagé, além de planejar outras atividades a serem executadas neste ano como a participação do Tocantins no IV Encontro Amazônico de Agroecologia (EAMA) e IV Encontro Nacional de Agroecologia(ENA). Dentre as ações previstas, está a realização do IV Encontro Tocantinense de Agroecologia (ETA) em 2018 no Município de Palmas.  SAIBA MAIS »


Conteúdo relacionado: Agroecologia, Eventos, Geral

Agroecologia e a luta dos povos: 3º Encontro Tocantinense de Agroecologia debate práticas para o Bem Viver

Foto: Ruy Sposati

“A gente precisa mudar a estratégia da luta dos pobres”, disse uma quebradeira de coco a 354 pessoas apinhadas num chapéu de sol, debaixo de um toró. Pela quantidade de aplausos, a frase parece ter unificado o sentimento das quebradeiras, quilombolas, indígenas, pescadores, camponeses e movimentos sociais reunidos no Terceiro Encontro Tocantinense de Agroecologia, na aldeia Cipozal, do povo indígena Apinajé.

Intitulado “Território e agroecologia em rede: a base para o Bem Viver”, a iniciativa promovida pela Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA), rede de organizações e movimentos sociais, traz como horizonte a troca de conhecimentos das práticas agroecológicas no estado de Tocantins. O encontro aconteceu neste final de semana, de 24 a 26.
SAIBA MAIS »


Conteúdo relacionado: Agroecologia, Eventos, Geral

Comunidade Malhadinha recebe o II Encontro Tocantinense de Agroecologia

img_0382

Troca de conhecimentos, divulgação dos saberes e interação entre os povos e comunidades tradicionais e camponeses(as)  marcaram o II Encontro Tocantinense de Agroecologia com o tema “Articulando a Diversidade, Fortalecendo a Agroecologia”,  que aconteceu nos dias 01 a 04 de Dezembro de 2016 na comunidade quilombola Malhadinha, município de Brejinho de Nazaré , que reuniram  225 pessoas, dentre elas 80% de camponeses e camponesas vindos de todo o estado e 50% de jovens, principalmente estudantes das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins. SAIBA MAIS »


Conteúdo relacionado: Agroecologia, Eventos, Quilombolas

Saneamento Ecológico – Alternativa para o reuso de água

IMG_9092

Sistema de tratamento de reuso montado

A redução da disponibilidade de recursos hídricos vem ocasionando fortes mudanças na agricultura. A economia e o reaproveitamento da água são preocupações crescentes entre a população, principalmente em locais como o Tocantins, que passa por épocas de seca extensa, onde cada gota de água se faz importante. SAIBA MAIS »


4/08/2016

APA-TO promove encontro de planejamento institucional

IMG_6275

Aconteceu a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico da APA-TO, nos dias 20,21 e 22 de Julho de 2016, na Escola Família Agrícola Pe Josimo em Esperantina. Estiveram reunidos para discutir estratégias de ações da organização para os próximos 5 anos, toda equipe técnica e administrativa, o conselho diretor e associados da APA-TO, além de representantes de organizações parceiras dos públicos alvo da APA-TO, agricultores(as) familiares, quilombolas e quebradeiras de coco. A oficina foi conduzida pelo consultor de planejamento Domenico Corcione. SAIBA MAIS »


8/07/2016

Organizações do Bico iniciam sistematização de experiências agroecológicas

 

Participantes da Oficina

As organizações sociais e entidades de assessoria do Bico do Papagaio, ao longo de sua caminhada, têm construído inúmeras experiências com base agroecológica em diversas comunidades rurais da região, contribuindo para dar vida e sustentabilidade para as famílias camponesas e populações tradicionais e fortalecer núcleos de resistências à lógica dos grandes  projetos de agronegócio, hidronegócio e mineralnegócio. SAIBA MAIS »


7/06/2016

Comunidades Quilombolas de Esperantina conquistam seu reconhecimento

Comunidade Prachata

Comunidade Prachata

No dia 02 de Junho, no Município de Esperantina, foi entregue aos familiares e representantes das Comunidades Quilombolas Prachata, Ciriáco e Carrapiché à Certidão de Autodefinição, emitidas pelo Ministério da Cultura e Fundação Cultural Palmares .  SAIBA MAIS »


3/06/2016

Quebradeiras de Coco Inauguram Casa de Extração de Azeite

inauguração casa azeite

 

Com a frase “A vida das quebradeiras de coco é lutar, crescer e vencer! Babaçu é Vida! “ as quebradeiras de coco do Projeto de Assentamento Ouro Verde, localizado no Município de Araguatins, inauguraram no dia 28 de maio de 2016,  a  casa de extração de azeite.

SAIBA MAIS »


25/05/2016

Jovens em ComunicAÇÃO lançam materiais nas comunidades do Bico do Papagaio

Lançamento na Comunidade São Felix

                                   Lançamento na Comunidade São Felix

Um grupo de 15 jovens agricultores familiares de 06 comunidades do Bico do Papagaio, integrantes do  Jovens em ComunicAÇÃO, percorreram suas localidades  no período de  22 a 24 de abril,  para lançamento dos materiais produzidos  por estes durante a oficina de formação em comunicação comunitária ocorrida ao longo do ano passado, em regime de alternância, com módulos presenciais e atividades nas comunidades. Durante sete encontros, jovens discutiram de forma critica sobre a comunicação que temos, aprenderam a fazer textos, fotografias e vídeos, e voltaram às suas casas para colocar a mão na massa, com a produção de reportagens escritas e audiovisuais sobre suas realidades.

SAIBA MAIS »


9/05/2016

CPT lança documentário sobre o MATOPIBA

logo matopiba

Acaba de ser lançado nas mídias sociais o documentário “ MATOPIBA” , é uma realização da Comissão Pastoral da Terra – CPT / Regional Araguaia – Tocantins , uma produção audiovisual de Gustavo Ohara, realizado a partir do I ENCONTRO REGIONAL DOS POVOS E COMUNIDADES DO CERRADO, promovido pela CPT, entre os dias 23 e 25 de Novembro de 2015, em Araguaina-TO, aonde os Camponeses(as), Agricultores(as) Familiares, Povos Indígenas, Quilombolas, Geraizeiros(as), Comunidades de Fundos e Fechos de Pasto, Pescadores(as), Quebradeiras de Coco de 04 estados se posicionam contrários ao Plano de Desenvolvimento do MAPA, denunciando o agronegócio, o hidronegócio, a mineração, a grilagem de terras e a destruição ambiental do Bioma Cerrado nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. SAIBA MAIS »


Próxima página »


Misereor Ford Foundation TFCA Inter America Foundation FBB Cese Brazil Foundation Fundo Amazônia PPP-Ecos Caritas Associação Nacional de Agroecologia Rede Cerrado FAOR Abong DoDesign-s Design & Marketing