Buscar

Rede Articulação Tocantinense de Agroecologia reúne entidades para avaliação e planejamento de atividades.

A coordenação ampliada da ATA realiza avaliação e planejamento de atividades para 2018.

A coordenação ampliada da Articulação Tocantinense de Agroecologia – ATA, se reuniu em Palmas (TO) no dia 27 de fevereiro, para o primeiro encontro de 2018  com participação de diversas organizações sociais para debater vários pontos de pauta dentre estas a avaliação do III Encontro Tocantinense de Agroecologia realizado no mês de Novembro de 2017 nos dias 23 a 26  na aldeia Cipozal no Território Indígena Apinagé, além de planejar outras atividades a serem executadas neste ano como a participação do Tocantins no IV Encontro Amazônico de Agroecologia (EAMA) e IV Encontro Nacional de Agroecologia(ENA). Dentre as ações previstas, está a realização do IV Encontro Tocantinense de Agroecologia (ETA) em 2018 no Município de Palmas. 

Para a assessora do CIMI Laudovina Pereira falou sobre a avaliação do III encontro que “ foi importante pois possibilitou trocas de sementes, diversas cantorias, houve a corrida de tora, foi uma riqueza muito grande, todos participaram, quebradeiras, quilombolas, sem terra, agricultores familiares e indígenas . A energia foi bem positiva neste III encontro de agroecologia”.

Para o coordenador executivo da APA-TO Paulo Rogerio “ O III ETA foi um acerto pois possibilitou as vivencias, assim foi na matinha, na malhadinha e na aldeia Cipozal foi incrível, acredito que agroecologia não é so discussão teórica, a agroecologia é pratica e realidade. Foi muito bonito e marcante para todo mundo”.

Participaram da reunião da coordenação ampliada da ATA 20 representantes das organizações sociais do Tocantins: APA-TO, CIMI, MST, MAB, COOPTER, MIQCB, COMSAUDE, EFA Porto Nacional, ECOTERRA, COEQTO, COMUNIDADE MATINHA, MAM, JOVENS EM COMUNICAÇÃO.

Encontro Amazônico e Nacional de Agrocecologia

O grupo debateu sobre a participação do Tocantins no IV Encontro de Agroecologia da Amazônia – EAMA, que acontecerá de 02 a 05 de abril em Belém – PA. E contará com uma caravana de 45 participantes. Também foi discutido a participação no IV Encontro Nacional de Agroecologia – ENA, que acontecerá nos dias 31 de Maio a 04 de Junho em Belo Horizonte – MG  , com uma caravana de 50 participantes.


Conteúdo relacionado: Agroecologia, Eventos, Geral

Misereor Ford Foundation TFCA Inter America Foundation FBB Cese Brazil Foundation Fundo Amazônia PPP-Ecos Caritas Associação Nacional de Agroecologia Rede Cerrado FAOR Abong DoDesign-s Design & Marketing