Buscar

Projeto de Assessoria ao Movimento Quilombola no Estado do Tocantins

Apoio: Fundação Ford

Buscamos fortalecer as comunidades quilombolas na conquista da regularização de seus territórios tradicionais através da mobilização, articulação e da capacitação em relação a direitos sociais, culturais, econômicos, ambientais e territoriais.

Trabalhamos junto às comunidades o conhecimento sobre políticas públicas, agroecologia e economia solidária. Nesse projeto, também realizamos assessoria e acompanhamento a fóruns e grupos de trabalho que atuam pela identificação e regularização dos territórios quilombolas, como o Movimento Quilombola do Tocantins.

Esse projeto inclui a elaboração e publicação de uma cartilha sobre os conflitos quilombolas estaduais, contendo a legislação e os procedimentos para identificação e regularização dos territórios quilombolas e realização de um estudo de identificação étnica e territorial nas comunidades.

Ações Principais

  • Realização de visitas, reuniões e oficinas de formação nas comunidades quilombolas
  • Assessoria ao Fórum Quilombola e produção de cartilha sobre a questão quilombola no Estado
  • Acompanhamento do grupo de trabalho que elaborará estudos antropológicos dos territórios
  • Realização de estudo em uma comunidade quilombola sobre identificação étnica e territorial, produzindo cartilha a partir dos resultados

Veja também:



Misereor Ford Foundation TFCA Inter America Foundation FBB Cese Brazil Foundation Fundo Amazônia PPP-Ecos Caritas Associação Nacional de Agroecologia Rede Cerrado FAOR Abong DoDesign-s Design & Marketing